Home  ||  Freguesia  ||  Apresentao

Dados Gerais

Área 9,18 km² e 1 969 habitantes (INE 2011).
Densidade: 201,23 hab/km².
 

As origens

Em 1139 a palavra Brasfemes, aparece nos Documentos Medievais Portugueses, publicados pela Academia Portuguesa de História e nas Chancelarias Medievais Portuguesas como Brafemes.

Recuando até à invasão árabe, que se iniciou em 711, encontramos um registo árabe na zona da actual Brasfemes. Assim as terras de Brasfemes tiveram como primeiro nome Creixemires/ Creixomil, nome do árabe que conquistou toda a área de Coimbra até Lorvão.

Em 878 os cristãos, que se tinham refugiado nas Astúrias, levam a cabo a reconquista, conhecendo vitórias e também reveses. No ano de 984 os muçulmanos reconquistam toda  esta área, ficando despovoada, mas em 1064 Fernando, o Magno, reconquista Coimbra e faz-se o consequente repovoamento, tão necessário para defesa dos territórios. É dado a Alvito Abrafemes a tarefa do repovoamento desta zona.

Texto gentilmente cedido Por Vitor Jorge http://brasfemense.no.sapo.pt/

Personagens históricas

Marcelino Ivo de Vasconcelos nasceu em 1842 e deram – lhe o nome de Marcelino José de Quadros. Por divergências com o seu irmão Felix de Almeida Quadros, renunciou ao seu nome passando a usar o nome de Marcelino Ivo de Vasconcelos. Faleceu a 25 de Abril de 1914.

Solteiro, era considerado, por isso, sem família, como está mencionado no seu túmulo no Cemitério Paroquial de Brasfemes. Daí que tivesse doado em testamento a sua casa de habitação e o respectivo quintal, para arrecadação de lenhas, à Câmara de Coimbra, para aí funcionar a Escola e o recreio para os alunos.

O benemérito tinha a vontade de, na escola, estar também inserida a casa de habitação da professora que aí estivesse a leccionar, o que veio a acontecer com alguns docentes.

Marcelino de Vasconcelos foi uma pessoa activa dentro da freguesia, tendo pertencido inclusivamente à Junta de Paróquia de Brasfemes, conforme actas arquivadas na Junta de Freguesia de Brasfemes.

António Maia e Costa nascido no lugar de Vilarinho, da freguesia de Brasfemes, concelho de Coimbra sendo o  segundo filho de José da Costa e de Piedade Serra Maia. Teve mais dois irmãos.
Em Vilarinho, sua terra de sempre, foi agricultor e "procurador" dos seus conterrâneos quando precisavam de apoio para os seus problemas pessoais e patrimoniais, em particular junto dos Serviços de Finanças ou Camarários.
Na valorização das gentes de Vilarinho, promoveu e ajudou na construção da Capela e na compra da imagem da Senhora da Piedade, sua padroeira.
Foi um grande benemérito da freguesia e a quem o solicitou doou a várias famílias que necessitavam, terrenos para a construção das suas casas, ajudando-as depois na aquisição dos materiais estruturais e na sua construção.

Texto gentilmente cedido Por Vitor Jorge http://brasfemense.no.sapo.pt/

FotoGaleria

  • XI Feira Gastronomica - 2012
    XI Feira Gastronomica - 2012
  • Parque Infantil
    Parque Infantil

Atendimento | Horário

A Secretaria da Junta de Freguesia de Brasfemes, tem o seguinte horário de funcionamento, destinado os Cidadãos:

  •    - Todas as 3.ª Feiras e 5.ª Feira(s);
  •    - Entre as 20.30h e as 21.30h;
  •    - Excepto se coincidir com dias Feriados.

Contactos

Poderá contactar-nos ou visitar-nos, podendo utilizar qualquer das seguintes formas:

Morada: Rua do Tapado, n.º 4
CPostal: 3020-571 BRASFEMES
Tel.: [+351] 239 914 283
Fax: [+351] 239 914 283
e-Mail: jf.brasfemes@gmail.com