Home  ||  Freguesia  ||  Patrimnio Histrico

Património histórico da freguesia

Igreja Matriz (Igreja Paroquial de Brasfemes)

Foi reedificada em meados do século XVIII. Conserva–se da época anterior a torre e pequenas coisas readaptadas, como um lavabo simples, datado de 1677, numa sacristia da irmandade. A torre encontra–se isolada, pela parte de trás da cabeceira. Quadrada, de cobertura em cúpula, pertencente ao século XVII, com pequenas reformas no século XVIII. A fachada apresenta linhas setecentistas, harmoniosas, cunhais apilastrados, dominados de urnas leves, e empena recortada na base. A porta tem verga curva, ombreiras molduradas e a cabeceira tem cimalhas curvas. O óculo é quadrilobado e rico de composição, disposto 

num enquadramento de cornija mistilínea completa. O seu interior é simples, com um coro alto, assente num arco abatido, de pedra. Os retábulos, principal e colaterais, são do tipo corrente da segunda metade do séc XVIII. No principal existe um pequeno trono, antigamente coberto por uma tela representando o Baptismo de Cristo, assinada: An.to J. Gonçalves de Coimbra / em 1864. aos 45a. Esta tela hoje encontra-se na nave da igreja.

 

​Chafariz (Vilarinho)

Com a data de 1832 inscrita no mesmo, em azulejo, ostenta também um painel em azulejos azuis e brancos, representando Santo António, com o Menino, com moldura policramada, rematada a calcário e legenda na base: “A qual de António a vos banhava/Os corações em doçura,/Mitiga o ardor da calma,/A água  desta fonte pura.”. O topo é rematado por um querubim em pedra, que sustenta um relógio de sol. Apresenta na base o fontanário em pedra, com um baixo relevo de uma carranca emoldurada por duas aletas. No centro, a mina de água é “guardada” por uma porta de ferro, com moldura em cantaria, e tem nascente própria.

​​Capela privada (Vilarinho)

Deverá datar dos sécs. XVII-XVIII, de interior bastante simples. O seu retábulo principal é composto por três nichos em madeira: o central apresenta uma Pietá em pedra (Nossa Senhora da Piedade), recentemente policromada;o da direita tem a imagem de Stº António datada talvez do séc. XVII-XVIII; o da esquerda tem a escultura de S. Bento, também de pedra policromada, dos sécs. XV ou XVI, e inscrições a louvarem o S. S. Sacramento e a Virgem Maria.

​Cruzeiro (Brasfemes)

Datado de 1763, tipo de braços grandes e rectangulares, restaurado, situado no largo, perto da Igreja Matriz. É de referir que, na década de 80 do nosso século, o Cruzeiro sofreu uma mutilação. A Junta de Freguesia de Brasfemes mandou reconstruir em cantaria a peça mutilada (os braços).

Capela Nª Senhora do Parto (Sincera)
Não consta data na capela, tendo  esta sido reconstruída e a imagem de Nossa Senhora levada pelo dono para restaurar. Sabe – se, contudo, que continuam as promessas em honra  da Senhora do Parto.

Capela privada de S. Tiago (Quinta do Resmungão)

Em alguns registos também conhecida por Quinta do Remungão que se encontra edificada em quinta abastada da Freguesia. É dedicada  esta capela a S. Tiago e sofreu diversas obras já na Segunda metade do século. É ainda visível na capela um curioso altar – retábulo em madeira policromada, ao gosto do Séc. XVII tardio ou até popular. A escultura do orago foi vendida há cerca de 60 anos.

Capela privada de S. António dos Porcos (Cimo do Lugar)

Edificada em finais do Séc. XVIII, resulta da promessa de uma família a Santo António, protetor dos animais. A promeça de que edificariam uma capela em honra do Santo, caso uma porca que estaria com dificuldades em parir conseguisse dar à luz sem nenhuma morte concretizou-se e hoje, o nome Santo António dos Porcos surge dessa mesma promessa.  

FotoGaleria

  • XI Feira Gastronomica - 2012
    XI Feira Gastronomica - 2012
  • Parque Infantil
    Parque Infantil

Atendimento | Horário

A Secretaria da Junta de Freguesia de Brasfemes, tem o seguinte horário de funcionamento, destinado os Cidadãos:

  •    - Todas as 3.ª Feiras e 5.ª Feira(s);
  •    - Entre as 20.30h e as 21.30h;
  •    - Excepto se coincidir com dias Feriados.

Contactos

Poderá contactar-nos ou visitar-nos, podendo utilizar qualquer das seguintes formas:

Morada: Rua do Tapado, n.º 4
CPostal: 3020-571 BRASFEMES
Tel.: [+351] 239 914 283
Fax: [+351] 239 914 283
e-Mail: jf.brasfemes@gmail.com