Home  ||  Freguesia  ||  Tradições  ||  Chapéus do São João

A aldeia de Brasfemes, fundada a partir da sua igreja como era usual nessa altura, tem como Santo Padroeiro S. João Batista, embora nos dias de hoje a festa anual seja realizada em honra a Mártir S. Sebastião. Ainda assim, as tradições religiosas desenvolveram-se em torno de S. João Batista e os “Chapéus de S. João” serão, provavelmente, a mais peculiar tradição religiosa na zona de Coimbra, muito característica da aldeia de Brasfemes.

Assim, no dia 24 de Junho, dia de S. João Batista, as pessoas de Brasfemes deslocam-se à Igreja Paroquial onde colocam um chapéu de palha na cabeça e, ajoelhadas, rezam a S. João pedindo juízo.

A origem desta tradição não é, ainda, conhecida contudo, ao longo dos tempos, diversas histórias têm sido contadas. Uma delas diz-nos que, em tempos idos, se faziam grandes romarias a S. João Baptista vindo pessoas de diversas aldeias adorar o santo. Essas pessoas, que vestiam a sua melhor roupa, nunca esqueciam do seu chapéu. No desenrolar das festas, muitos perdiam os seus chapéus e outras peças de roupa, sendo estas recolhidas e guardadas na igreja para posterior entrega aos seus donos, casos eles as procurassem. Muitas destas peças de roupa não eram reclamadas.

Acreditava-se que estes chapéus, por terem sido perdidos nas romarias a S. João Batista provavelmente por pessoas “sem juízo”, tinham alguma capacidade “milagrosa” e eram utilizados nas rezas a este santo para que este lhes desse juízo, ou seja, proteção contra a demência. Embora muitas peças de roupa fossem perdidas nestas festas, era os chapéus utilizados porque eram os que ficavam mais perto da cabeça e, por isso, aqueles que mais facilmente a protegeriam da demência.

Hoje, não sabemos se esta história tem algo de verídico ou será apenas uma lenda, contudo, certamente que contribui para a riqueza cultural desta freguesia.  

 

FotoGaleria

There was an uncatched exception: Call to undefined function mysql_client_encoding() in line (30) of (/modules/foldergallery/view.php)