Home  ||  Notícias

LIMPEZA DA FREGUESIA: LIXEIRAS E ENTULHOS

Publicado por: JFB em 10.05.2016
Notícias >>

As lixeiras a céu aberto, bem como a colocação de lixo fora dos contentores é punida com multa nos termos da lei em vigor, multas essas que podem chegar a 20.000,00€. O simples abandono de lixo fora de um contentor, ou de um ecoponto é punido com coimas bastante elevadas, cabendo à GNR a fiscalização dessas infrações.

As Lixeiras a céu aberto, para além da poluição visual e o impacto negativo que têm, têm também associado o mau cheiro, a contaminação do solo, dos lençóis de água e do ar, a transmissão de doenças, e o perigo de incêndio

 

Os Serviços Urbanos de Higiene da Câmara Municipal de Coimbra dispõem de um serviço de recolha de objectos volumosos, vulgo monos, mediante marcação prévia, através do telefone n.º  239802070.  Este serviço de Recolha Selectiva de Objectos Volumosos, recolhe desde  Residuos Verdes e Lenhosos, Madeiras e Móveis, Louças Sanitárias e Entulhos, Pneus Usados, Sucata e Resíduos e Equipamento Eléctricos e Electrónicos.

Estes últimos, “Equipamentos Eléctricos e Electrónicos” podem ainda solicitar a sua recolha à Associação Umanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes, que é membro da Campanha Quartel Electrão, através do telefone n.º 239 910 000.

Para garantir a recolha destes resíduos será necessário efectuar uma marcação prévia, junto dos serviços indicados indicando o tipo de resíduos e as respectivas quantidades.

Após essa marcação, os resíduos em questão deverão ser colocados na via pública, junto à sua habitação ou próximo do contentor mais próximo, durante a noite anterior à data agendada para a recolha.

Estes resíduos são recolhidos em dias distintos, conforme abaixo se apresenta indica, num horário entre as 8h30 e as 14h30.

  • 3ª Feira - Resíduos Verdes e Lenhosos. Madeiras.
  • 4ª Feira - Monos – Por exemplo: Colchões, Carpetes, Louças Sanitárias, Tanques de Roupa, entre outros.Outros tipos de resíduos – Por exemplo: Baterias, Pneus, Plásticos, entre outros.
  • 5ª Feira - Equipamento Eléctrico e Electrónico – Electrodomésticos, Material Informático, Lâmpadas, entre outros.Materiais Ferrosos e Metálicos – Sucatas.

Os resíduos verdes e lenhosos deverão ser devidamente acondicionados, em sacos ou caixotes e o material resultante de podas deverá ser atado em molhos, visando facilitar a sua recolha.

Para agendar Grandes Quantidades de Resíduos poderá ainda contactar as seguintes empresas ou serviços:

  • Madeira: Contactar a Ecociclo, junto à Adega Cooperativa de Souselas (Tel. 239 91 28 18).
  • Pneus: Contactar a "SCRAPLUSO" em Cantanhede - Ponto de recolha Valorpneu (Tel. 234 73 83 33).
  • Entulhos, Pedras, Betão, Cerâmica. - Contactar a J. Batista Carvalho, Lda., em Portunhos - Cantanhede (Tel. 239 96 25 55).
  • Resíduos Perigosos (óleos lubrificantes, filtros de óleo, papéis e panos contaminados com óleos e outros resíduos perigosos, tintas, solventes, diluentes, ...) - Contactar um dos Operadores Licenciados pelo Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território (www.apambiente.pt).

Última actualização: 10.05.2016 ás 19:33:15

Voltar à página anterior

FotoGaleria

  • XI Feira Gastronomica - 2012
    XI Feira Gastronomica - 2012
  • Parque Infantil
    Parque Infantil

Atendimento | Horário

A Secretaria da Junta de Freguesia de Brasfemes, tem o seguinte horário de funcionamento, destinado os Cidadãos:

  •    - Todas as 3.ª Feiras e 5.ª Feira(s);
  •    - Entre as 20.30h e as 21.30h;
  •    - Excepto se coincidir com dias Feriados.

Contactos

Poderá contactar-nos ou visitar-nos, podendo utilizar qualquer das seguintes formas:

Morada: Rua do Tapado, n.º 4
CPostal: 3020-571 BRASFEMES
Tel.: [+351] 239 914 283
Fax: [+351] 239 914 283
e-Mail: jf.brasfemes@gmail.com